The Downz

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Puppy Linux 4.1

Para quem não sabe, o Puppy Linux é uma distro otimizada para PCs com pouca memória, rodando bem em computadores com 128 MB, por exemplo. Apesar disso, é um sistema atualizado, com recursos e programas que permitem ao usuário fazer coisas que dependam de programas atualizados, incluindo a navegação na web e visualização de arquivos PDF, fora o gerenciamento do computador em si. O Puppy apresenta uma interface simples e prática, mas não chata nem minimalista como pode parecer à primeira vista, sendo fácil de usar como um sistema completo para as atividades mais comuns, sem falar que roda direto do CD."

Foi lançado em 06/10/08 o Puppy Linux 4.1, dando seqüência à grande série 4.x. Há mais aplicações no sistema, deixando o Puppy ainda mais fácil de usar. Além de uma aplicação de VOIP e um pequeno servidor web (voltado inicialmente a um blog), essa versão traz melhorias no tempo de inicialização, detecção de hardware e arquitetura do sistema.

O liveCD tem cerca de 95 MB, tendo uma versão com o kernel 2.6.25.16 e outra com o 2.6.21.7 (uma versão mais velha, que talvez rode melhor em sistemas com hardware mais antigo). A compilação com kernel 2.6.21.7 é mais conservadora. Entre outras coisas, ela usa drivers antigos para dispositivos IDE. A "padrão" e recomendável traz o kernel 2.6.25.16.

Há mais drivers gerais, e também a possibilidade de inicializar o Puppy a partir de um disco SCSI. A detecção de hardware está melhor, com o udev. No sistema, o pup_event detecta ações de hardware, facilitando a identificação (e funcionamento) de dispositivos hotplug. Os resultados são aplicados também ao desktop, onde ícones podem aparecer ou sumir, ao conectar ou desconectar dispositivos. A inicialização está mais rápida, tendo os scripts de inicialização otimizados, além de o sistema usar execução paralela para alguns processos.

O Psip VOIP é uma aplicação VOIP, uma interface criada pelo pessoal do próprio Puppy para funcionar como mensageiro e telefone. A aplicação usa o executável pjsua. Antes não era incluso devido as dependências que tornariam o sistema maior, mas conseguiram trabalhar nisso sem aumentar muito o peso.

O PPLOG é um blog para uso pessoal com o sistema, que traz incluso também o servidor web Hiawatha, podendo ser usado numa intranet ou mesmo na Internet.

O Puppy vem também com o Pmusic, um player de áudio criado por usuários.

E não pára por aí, tem muito mais coisas. O Ayttm é um mensageiro usado no lugar do Pidgin; há um verificador de vírus em partições Windows; o Network Wizard está melhor, sendo mais fácil de usar; além de ter várias aplicações atualizadas. Ele traz também o SeaMonkey 1.1.11, navegador baseado no código do Mozilla. Nesta versão ele tem um cliente de email embutido, substituindo no Puppy o Sylpheed.

Também há algumas correções de bugs e melhor suporte à modems. Concluindo, para os fãs do Puppy esta é uma atualização irresistível. E quem não conhece pode começar logo, aproveitando os recursos desta distro Linux leve, otimizada para PCs com poucos recursos.


Download

http://www.thedownz.us/forum/sistema-operacional/106-puppy-linux-4-1-a.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário