The Downz

quarta-feira, 8 de abril de 2009

OpenSuse 11

Originalmente o SuSE Linux era uma distribuição comercial. Os CDs não eram disponibilizados para download e tirar cópias dos CDs comprados era desencorajado. Ao ser adquirido pela Novel, o SuSE foi reestruturado e se tornou um projeto comunitário, dando origem ao OpenSuse, desenvolvido através da combinação dos esforços dos programadores da Novel e de voluntários. O esforço deu origem a uma distribuição bastante polida, que vem crescendo rapidamente em popularidade.

No dia 19 de junho a Novell publicou a versão 11 do OpenSUSE, uma distro conceituada pela qualidade e recursos. Essa versão traz o KDE 4 mais estável, e com ele o servidor de som PulseAudio.

O site ArsTechnica experimentou a versão final tanto com GNOME como com KDE, instalando a partir dos LiveCDs. O nível de instalação se mantém comparável ao do Ubuntu e Fedora, outras duas grandes distros. Os problemas no instalador encontrados nas versões betas do OpenSUSE foram resolvidos (veja a notícia de um preview da beta 2). Além do LiveCD, é oferecido uma imagem de DVD de 4,3 GB. Ela traz melhorias diversas, uma interface mais polida e inúmeras seleções de pacotes. Mas para a maioria dos usuários, a versão Live acaba sendo mais prática do que a versão completa.

Ele vem com o KDE 4.0.4, mais estável do que o 4.0 mas ainda não agradável a todos os usuários do KDE. Ele não suporta ainda os recursos da interface Plasma implementados no 4.1, mas tem melhorias intermediárias, como a criação de vários painéis, alteração da altura dos painéis, entre outras pequenas coisas. Visando agradar a gregos e troianos, o OpenSUSE 11 traz suporte completo ao KDE 3.5, para quem não gostou do 4 no estado em que se encontra.

A instalação usa o GNOME 2.22, lançado em março. Ele vem com várias melhorias na sua estrutura, incluindo uma camada de sistema de arquivos virtual.

As versões mais recentes dos programas populares marcam presença no OpenSUSE 11, incluindo o Firefox 3, lançado também na semana passada. O instalador vem com o Firefox 3 beta 5, mas após a instalação ele será atualizado pela Internet. O OpenSUSE 11 vem também com o Banshee 1.0, um player multimídia com vários recursos lançado recentemente (veja esta outra notícia aqui no GdH).

O sistema vem com o gerenciador de janelas Compiz ativo por padrão (em hardware suportado), com alguns plugins agradáveis, como a deformação do cubo, que não vem na última versão do Ubuntu.

Esta versão vem bem forte, com várias melhorias. Traz uma experiência melhor com o KDE 4, e também suas personalizações no GNOME são bastante agradáveis aos usuários - visto que a maioria das distros que usam o GNOME, o trazem quase que sem adaptações significativas.

O texto do ArsTechnica conclui que o OpenSUSE não acabaria com o Ubuntu, mas ele deverá ganhar mais destaque nos próximos meses.


Download

http://www.thedownz.us/forum/sistema-operacional/110-opensuse-11-a.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário